quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hidrostatica - Engenharia Naval -USP

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Especialização em Engenharia Naval - Módulo 2 – Hidrostática
1. Introdução5
1.1 Estrutura do Curso de Especialização em Engenharia Naval5
1.2 Programação do Módulo 2: Hidrostática6
2. Conceitos Básicos8
2.1 Centro de Gravidade9
2.1.1 Exercícios resolvidos14
2.1.2 Exercícios propostos16
2.2 Momento de Inércia18
2.2.1 Exercícios resolvidos20
2.2.2 Exercícios propostos21
2.3 Pressão Hidrostática e Empuxo23
2.3.1 Exercícios resolvidos26
2.3.2 Exercícios propostos27
2.4 Deslocamento e Centro de Carena28
2.4.1 Exercício resolvido30
2.4.2 Exercícios propostos30
2.5 Condição de Equilíbrio de Corpos Flutuantes32
2.5.1 Exercício proposto36
3. Plano de Linhas37
3.1.1 Exercícios propostos40
4. Estabilidade Inicial41
4.1 Momento de restauração e braço de endireitamento41
4.2 Estabilidade Inicial46
4.2.1 Exercícios resolvidos50
4.3 Teste de Inclinação53
4.3.1 Exercícios propostos5
4.4 Efeito de superfície livre56
4.4.1 Exercício resolvido60
4.4.2 Exercícios propostos61
5. Curvas Hidrostáticas62
5.1 Propriedades Hidrostáticas63
5.1.1 Obtenção Esquemática das Propriedades Hidrostáticas65
5.1.2 Exercícios resolvidos69
5.1.3 Exercícios propostos72
5.2 Correção do deslocamento devido ao trim74
5.2.1 Exercício resolvido7
5.2.2 Exercícios propostos78
5.3 Curvas de Bonjean79
5.3.1 Exercício proposto80
6. Estabilidade Intacta81
6.1 Trajetória do centro de carena e do metacentro82
6.2 Curvas Cruzadas de Estabilidade8
6.2.1 Exercícios propostos90
6.3 Curva de estabilidade estática (CEE)91
6.3.1 Exercícios propostos94
6.4 Correção devido à posição do Centro de Gravidade97
6.5 Efeito de superfície livre9
6.5.1 Exercícios propostos104
6.6 Estabilidade dinâmica105
6.6.1 Exercícios propostos107

Especialização em Engenharia Naval Módulo 2 – Hidrostática
8. Estabilidade Avariada115
8.1 Método da perda de flutuabilidade117
8.1.1 Etapa 1: Determinação do calado médio final119
e da inclinação transversal depois do alagamento120
e da inclinação longitudinal depois do alagamento123
9. Critérios de Estabilidade126
9.1 International Maritime Organization (IMO)128
9.2 U.S. Navy129
9.2.1 Vento e Ondas:129
9.2.2 Içamento de Pesos ao Lado do Navio:133
9.2.3 Curvas em Alta Velocidade134
10. Referências Bibliográficas137
Apêndice I: Procedimentos numéricos de integração138
Regra do trapézio138
Primeira Regra de Simpson140
4 8.1.2 Etapa 2: Determinação da altura metacentrica transversal 8.1.3 Etapa 3: Determinação da altura metacentrica longitudinal Apêndice I: Exemplo de Tabela de Cotas...............................................145







Formato: PDF
Nº Paginas: 154

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